O mal dos tempos!!!!
Saiba como identificá-la e administrá-la.
Ansiedade é um estado psíquico de apreensão provocado pela antecipação de uma situação desagradável.
É considerada normal dentro do sistema de alerta do ser humano porque desempenha função essencial associada a sobrevivência, gera reações diante das mudanças ambientais e possibilita uma integração com o meio.
Torna-se patológica em função das questões complexas da nossa civilização e suas rápidas transformações somada a fatores próprios das pessoas determinando quadros clínicos onde há muito sofrimento para a pessoas acometidas.
Os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico ou emocional como: sentimento de vazio na região do estomago, coração acelerado, aperto no peito, transpiração, dor de cabeça, boca seca, tontura, inquietação, tremores, necessidade de se movimentar, presença de pensamentos negativos, preocupação, medo e geralmente, surgem vários sintomas ao mesmo tempo.
Os principais transtornos que surgem a partir da ansiedade patológica segundo a OMS Organização Mundial da Saúde são: pânico, fobias, TOC transtorno compulsivo obsessivo, estresse pós-traumático e ansiedade generalizada.
Após o diagnóstico é indicado tratamento individual com a combinação de psicoterapia e a utilização de psicofármacos para a construção de novos modelos mentais e superação dos transtornos evitando que tornem crônicos.
Também é aconselhável a prática de exercícios de relaxamento e meditação.
Vamos fazer atenção!